segunda-feira, 24 de maio de 2010

A politica parintinense e o auto da barca do inferno II




2º ATO.

A política isolacionista de Medeiros acabou o tirando da presidencia da CMP, 9 votos a fovor e uma abstenção, a de Cardoso. Muitos não entendem essa votação de Cardoso que na verdade foi um pedido familiar, não tendo cunho político.

Acho, na minha modesta opinião, que a família Medeiros deveria ser um pouco mais de respeitada, principalmente pela história na nossa cidade. Mas a renuncia foi um ato justo.

Medeiros naufraga no rio da Presidência, depois de ter ouvido sua história o barqueiro o julga melhor e o deixa a mercer de uma tempestade. Fatos se sucedem e a especulação toma conta .

Pontes então vira referência de aceitação entre seus pares, até uma bomba esplodir nos jornais (o caso de pedofilia).No dia em que Pontes assumiria a presidencia da CMP os jornais estampam que ele era acusado de pedofilia, mas ainda sim seus pares o queriam, até a hora da prisão.

Se Pontes vai cair no ostracismo, eu não sei, mas isso foi um duro golpe para sua carreira política. Especulações dizem que quem articulou a queda dos dois pares foi Cardoso, eita homem poderoso. Isso é poder de mais para uma pessoa, controlar o legislativo e o judiciário de uma cidade, isso sim é poder. Cá pra nós, é brincar com a inteligência da gente isso, uma pessoa controlar 2 poderes, para acreditar nisso só uma pessoa que não estege em seu juízo perfeito.

Então, outra família tradicional assume o posto da presidência, os Gonçalves.

Nesse pouco tempo que acompanho política esses 2 anos iniciais são os mais conturbados. Os vereadores são muito inconstantes, qualquer coisa já vira uma tempestade. O executivo quer intervir a todo momento. Espero que esse pelito acabe logo.

EPILOGO

O futuro só a Deus pertence!

segunda-feira, 17 de maio de 2010


Ontem fui assistir Robin Hood, historicamente o filme é curioso, cheio de criatividade e tenta arrolar fatos históricos em torno de um mito. Tenta dar uma base de veracidade a um mito.

Cinematograficamente o filme é muito bom, os figurinos são otimos, belas imagens, uma era medieval em cinema. A atuação de Russel Crowe dispenda comentários, foi assim em "gladiador e mestre dos mares".

Críticas.............................................................................................

Particulamente, acho que essa história de tentar dar um tom de realidades a certas figuras miticas é complicado. Em algum momento da historia esses mitos se valeram disso para dar esperança e confortar as pessoas como figuras heróicas. Foi assim com Rei Arthur e os cavaleiros ta tavola redondada e agora com Robin hood. Sabemos que Arthur e Robin não existiram, mas os cutivavamos como heróis. Só falta tentarem dar bases históricas a Papai Noel (ahhh era um velhinho que viveu entre 1205 e 1280, morava na frança, era duque sabe lah das quantas e gostava de crianças), já pensou ????

A lenda de Hood é forte porque o povo ingles naquela época carecia de uma figura imponente no lar, enquanto "coração de leão" lutava contra Saladino na 3ª cruzada (oriente médio), quem assume como figuara importante é João seu irmão mais novo, mesmo contra a vontade de Ricardo que queria no trono seu sobrinho Arthur. Então Robin da floresta é eleito herói pelos populares. Mas não é por sua causa que Ricardo morre, não é por sua causa que a invasão francesa não dar certo, não é por sua causa que joão sem terra irá assinar a carta magna.

Conclusão..............................................................................................................................................

O filme ainda sim é belíssimo, quem tiver oportunidade de assistur, assista.

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Politica parintinense e o auto da barca do inferno.

Na aclamada obra de Gil Vicente o auto da barca do inferno, dois são os barqueiros encarregados de levar as pessoas, um é o diabo que acusa as pessoas e mostra-lhes seus pecados, e normalmente todas se dizem capazes de ir para o céu. O outro barqueiro é o anjo capaz de absolver as pessoas de seus pecados - e assim corre a historia.

Não é diferente na polica parintinense!

1º ATO: O inferno.

No dia 1/01/09, pela manhã, na CMP (Camara Municipal de Parinstins) começara a eleição para presidente da Camara. O inferno se toenou a CMP, assim que descrevo aquele lugar naquele dia, homens eleittos para comandar a camara do povo feitos gladiadores lutando por seus lados politicos.

O nobre vereador Carlos Augusto no meio do furacão, a chapa comandada pelo vereador Jucelino com um documento assinado meses antes por 6 vereadores, inclusive Augusto, não queria a votação, pois acreditavam que aquele documento expressara a vontade dos vereadores. Enquento que a chapa encabeçada por Medeiros queria a votação para por um fim naquela batalha. Quem sairia absolvido pelo anjo e navegaria no rio da Presidência da CMP?

Cá pra nós, a eleição é no dia, acho que aquele documento pra ter valor o vereador deveria continuar com a mesma vontade, o que não ocorreu.

Medeiros foi absolvido pelo anjo e navegaria por águas turbulentas enfrentando monstros e tormentas. Mas por um erro de julgamento do anjo e por adversidades Medeiros naufraga em aguas turbulentas.

Pede renuncia!

Fatos importantes anconteceram nesse longo periodo, mas vow priorizar os essenciais!!

semana que vem o segundo Ato!